Eu tenho muito orgulho de ser um médico nutrólogo mas, infelizmente, percebo que esta especialidade médica ainda não é inteiramente conhecida em nosso país. O que é muito triste, pois vivemos num país - e num planeta - que vive uma verdadeira pandemia de obesidade, sobrepeso, hipertensão arterial, diabetes e muitas outras doenças nutricionais que o nutrólogo pode atuar e ajudar.
No vídeo abaixo eu falo um pouco sobre o que é a Nutrologia e dou dois exemplos práticos da atuação do nutrólogo:
Como visto no vídeo, por definição, a Nutrologia é uma especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios dos nutrientes, e aplicando este conhecimento visando o que: a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso.
Eu vou fazer uma breve pausa aqui para detalhar que, quando eu digo que é Nutrologia é uma especialidade médica o que eu quero dizer é que o nutrólogo é um médico - ou seja uma pessoa que passa pelos 6 anos de estudo de medicina é conseguiu o diploma de médico - e depois em algum momento na sua carreira se especializou e obteve o título de especialista em Nutrologia.
Existem duas formas de se obter o título de especialista em Nutrologia, por prova (como foi o meu caso) ou cursando uma Residência Médica em Nutrologia. Em ambos os casos o título de especialista é concedido pelo Conselho Federal de Medicina. Somente desta forma o médico poderá se intitular como especialista na área de Nutrologia.
Como o nutrólogo é um médico, ele (ou ela) pode prescrever medicamentos, formulações magistrais, suplementos, etc. e, ainda, solicitar exames a fim de investigar doenças e sintomas.
Existem diversas doenças nutricionais que podem ser tratadas pelo nutrólogo e uma lista (parcial) inclui: distúrbios do colesterol, dos triglicerídeos, transtornos alimentares como a compulsão alimentar, a bulimia nervosa, a anorexia nervosa, que são cada vez mais comuns também.
Conforme lemos no site da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), órgão máximo da Nutrologia no Brasil:
(...) doenças nutricionais envolvem desde condições mais simples, como anemia ferropriva e carência de vitamina A, até condições mais complexas, como: obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, vários tipos de câncer, anorexia nervosa, osteoporose, entre muitas outras;
Dentre as áreas de atuação do nutrólogo uma das mais famosas com certeza é a Nutrologia esportiva que que busca trabalhar a alimentação do desportista, junto com suplementação se necessária. O que o médico que atua em nutrologia esportiva faz, em resumo, é atuar na tríade, alimentação, suplementação e repouso de forma a melhorar a performance, prevenir lesões, e otimizar a saúde e o rendimento do praticante de esporte que pode ser desde a dona de casa que resolveu correr ou resolveu fazer musculação ou correr até o atleta profissional, maratonista ou fisiculturista.
No entanto, existem muitas outras áreas de atuação do médico nutrólogo como por exemplo a nutropediatria ou Nutrologia pediátrica, a Nutrogeriatria, que é o acompanhamento nutrológico dos pacientes de faixas etárias superiores.
O nutrólogo pode também fazer a avaliação e o acompanhamento dos pacientes pré e pós bariátrica. É muito frequente que o paciente que chega para a cirurgia bariátrica possui várias deficiências de vitaminas e minerais por que o obeso muita das vezes é um desnutrido então nutrólogo tem que corrigir aquelas deficiências antes está pessoa se submeter a cirurgia e acompanhar e monitorar depois para que elas não voltem a acontecer.
Outro campo tempo que a nutrologia muito fortemente é dentro de hospital, integrando a equipe multidisciplinar junto com o enfermeiro o nutricionista, o farmacêutico, etc. planejando a nutrição enteral e parenteral daquele paciente hospitalizado. Este é um campo que a maioria das pessoas não sabe que o nutrólogo atua mas é de fundamental importância para o paciente hospitalizado.
Quem é o Profissional?
O Dr. Noé Alvarenga CRM RJ 52-55524-5 e CRM SP 202399 é Médico Nutrólogo, com título de Especialista pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e atua no tratamento da obesidade e sobrepeso desde 2002. Também pela ABRAN é capacitado em Obesidade, Síndrome Metabólica e em acompanhamento pré e pós Cirurgia Bariátrica, Nutrologia Clínica e Nutracêuticos. Formado em 1991 pela Uni-Rio, desde sempre foi apaixonado por alimentação saudável e Medicina do Estilo de Vida. Apesar dos conhecimentos de médico, Dr. Noé foi vítima da alimentação desiquilibrada que nos é oferecida na Sociedade Industrializada, chegando a pesar 135 quilos e perdendo mais de 50 Kg com low carb e reeducação alimentar. O Dr. Noé Alvarenga também é médico especialista em Medicina do Trabalho (RQE 8036) tendo atuado nesta especialidade em grandes empresas e multinacionais. Dr. Noé também é Coach com formação Internacional em Coaching pelo Metaforum (Alemanha). Clique aqui para mais detalhes sobre minha formação profissional em Nutrologia.